draiulhakyt.com.br

Incontinência urinária na gravidez é normal?

Durante a gestação, o corpo feminino passa por transformações e algumas podem desencadear condições como incontinência urinária. 

Quer saber por que acontece e como evitar? No artigo abaixo falaremos mais sobre a perda involuntária de urina e quais os tratamentos mais indicados durante a gravidez.

Boa leitura! 

Incontinência urinária na gravidez é normal?

Sim. O desenvolvimento do bebê durante a gestação causa uma sobrecarga e pressão nos órgãos sustentados pelo assoalho pélvico

Entre as causas que desencadeiam a incontinência urinária na gravidez estão:

  • Esforços: o vazamento de urina pode ocorrer quando você espirra, tosse ou se exercita, pois, esses movimentos provocam uma pressão extra na bexiga.
  • Hormônios: a mudança hormonal desse período provoca o enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico.
  • Infecção no trato urinário: a infecção também é muito comum durante a gestação devido a todas as alterações hormonais e imunológicas.

Qual o tratamento para incontinência urinária na gravidez?

Durante a gravidez o mais indicado é a realização de exercícios de baixo impacto, como a hidroginástica ou treinamento muscular do assoalho pélvico, com objetivo de fortalecer a musculatura da região.

Medicamentos e intervenções cirúrgicas são recomendadas apenas após o parto caso os sintomas persistam. 

Conheça os benefícios da fisioterapia pélvica durante a gestação:

  1. Proporciona bem-estar;
  2. Melhora a postura;
  3. Reduz as chances de problemas gestacionais;
  4. Auxilia na preparação do parto;
  5. Melhora a recuperação pós-parto.

Hábitos dietéticos 

Alimentos com cafeína como, por exemplo, café, chá mate e chá preto, álcool e alguns adoçantes artificiais não são indicados na gestação, e eles podem funcionar como irritantes da bexiga e piorar os sintomas da incontinência urinária. Além destes, as bebidas carbonatadas, como, por exemplo, refrigerantes, e alguns conservantes e estabilizantes utilizados na produção de alimentos processados podem funcionar como irritantes da bexiga para algumas pessoas, e, embora saudáveis, e frutas cítricas em quantidades consideráveis e lácteos (especialmente para os intolerantes à lactose) também podem causar  incômodos para a bexiga, assim como comidas muito apimentadas. Por outro lado, a água não pode ser esquecida.

Ao beber água, procure fazer isso de forma fracionada, evitando encher a bexiga de uma vez só. Outra dica é fazer xixi preventivamente, ou seja, não espere à vontade para ir até o banheiro. E principalmente, não segure a urina, pois além de incontinência essa ação pode resultar em infecções.

Uma vez que a constipação também pode ser fator de risco para a incontinência urinária, invista no consumo de alimentos ricos em fibras, pois eles, em associação com o consumo de água, contribuem para o melhor funcionamento do intestino.

Faça o acompanhamento médico

Lembrando que para realizar qualquer tratamento durante a gestação é preciso consultar seu obstetra, somente ele poderá avaliar suas condições e indicar a melhor ação. Se for fazer fisioterapia, não deixe de buscar profissionais especializados na área

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *